Cliente Eudes Braga - Carmo do Paranaíba
Referência em genética bovina,
criação de gado holandês
e produção de queijo minas artesanal.

Projeto de Gerenciamento de Tratamento de Dejetos de Leite

O Projeto de Gerenciamento de Tratamento de Dejetos de Leite feito pela Verde Água Consultoria Ambiental tem como objetivo propor medidas técnicas a fim de realizar a destinação e/ou tratamento dos efluentes gerados pelo compost born.

O elevado volume de resíduos orgânicos gerados pelos confinamentos de animais domésticos pode ser uma ótima opção de fertilizantes ou um enorme potencial poluente, dependendo de como é feita a disposição destes dejetos. Os prejuízos ambientais causados pela falta de tratamento e um manejo adequado dos resíduos da produção animal confinada são incalculáveis. Em muitos países, os efluentes brutos dos confinamentos são as principais fontes de poluição dos recursos hídricos, superando os índices das indústrias poluidoras consideradas, até então, as grandes vilãs da degradação ambiental.

Uma das maiores dificuldades no gerenciamento dos resíduos do confinamento de gado leiteiro é a grande quantidade de dejetos produzidos diariamente numa área reduzida. A disposição destes efluentes das instalações é um dos principais desafios para criadores e especialistas, pois envolvem aspectos técnicos, sanitários e econômicos. Pouquíssimos são os criadores que estão conscientizados desta questão.

A contaminação do solo, lagos e rios pelos resíduos animais, a infiltração de águas residuárias no lençol freático, o desenvolvimento de moscas e gases malcheirosos, também são formas de poluições ambientais provocados pelos dejetos dos animais. Mesmo em países mais desenvolvidos, raras são as fazendas produtoras de leite com um sistema satisfatório de manejo destes resíduos.

Na prática, trata-se de uma preocupação que vem ganhando interesse público em diversas partes do mundo, pois a deposição desordenada de esterco tem causado sérios danos ao meio ambiente. Instituir um manejo correto dos dejetos na propriedade leiteira deixou de ser apenas uma iniciativa ligada à preservação do meio ambiente, tornando-se também uma questão econômica.

Visando a adequação da propriedade, este estudo trata-se do Plano de Gerenciamento de Tratamento de Efluentes Líquidos da atividade de Bovinocultura de Leite baseado nos padrões ambientais estabelecidos pela legislação ambiental vigente.

Ligamos pra você

Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato o mais breve possível.

Todos os campos são obrigatórios